Pular para o conteúdo
Início » Dor muscular pós-treino: saiba tudo sobre mialgia!

Dor muscular pós-treino: saiba tudo sobre mialgia!

dor muscular

Dor muscular pós-treino é um fenômeno fisiológico comum. Veja o que ele significa e se pode afetar seus resultados!

A dor muscular pós-treino é algo recorrente na rotina de quem pratica musculação. Mesmo assim, os praticantes de musculação podem ter vários questionamentos sobre esse fenômeno!

Nesse sentido, trouxe as principais informações sobre a dor pós-treinamento. Portanto, nesse artigo entenderemos melhor esse fenômeno do ponto de vista fisiológico. Além disso, veremos se existe alguma relação entre dor e hipertrofia!

 

Dor muscular pós-treino.

A dor muscular pós-treino é também é conhecida como mialgia. Em aproximadamente 24 horas após uma sessão de exercícios (principalmente musculação), a dor se inicia e atinge seu pico em 72 horas. Além disso, a dor pós-treino tende a ser mais intensa para os praticantes com pouca experiência em treinamento.

 

O que causa a mialgia pós-treino?

Embora muito comum entre praticantes de musculação, muitos ainda não sabem porque sentimos dor muscular pós-treino!

A maioria dos profissionais que tenta explicar esse fenômeno usa o argumento do acúmulo de ácido lático na musculatura. Contudo, essa informação não procede, visto que o ácido lático é rapidamente convertido em lactato, impedindo seu acúmulo!

Outros profissionais justificam a dor pelo dano muscular causado nas fibras musculares. Mas essa informação também não procede, uma vez mesmo com o dano muscular sendo atenuado após poucas sessões de treino, a mialgia ainda pode acontecer!

A dor após o treinamento acontece devido a traumas na fáscia muscular (1, 2)! A fáscia é uma membrana que reveste o tecido muscular e pode sofrer pequenos traumas decorrentes das sessões de treinamento.

 

Quanto tempo dura a dor muscular pós-treino?

A duração da dor muscular pós-treino pode variar de pessoa para pessoa. Em termos gerais, a mialgia tende a desaparecer por completo em até 5 a 7 dias após a sessão de treinamento (3).

É possível que esse sintoma perdure por um pouco mais de tempo. Contudo, se a dor piorar ao longo do tempo, procure um médico para se certificar de que nenhuma lesão ocorreu.

A dor pode voltar no próximo treino. Contudo, conforme você se torna mais treinado (a), é comum que a dor seja cada vez menor, ou inexistente.

 

Preciso tomar algum remédio para dor muscular?

Não existe necessidade de tomar remédios para a dor muscular decorrente do treinamento. Esse tipo de dor pode incomodar um pouco, mas não impossibilita as atividades cotidianas.

Os casos em que remédios são necessários são aqueles em que alguma lesão ocorreu. Para saber se esse é seu caso, procure um médico.

Para aliviar a dor, exercícios de baixa intensidade como caminhadas e alongamentos podem ser bastante úteis (3)!

 

Devo treinar com dor muscular?

Desde que a dor muscular pós-treino não esteja relacionada a lesões, não existe nenhum problema ou risco em treinar com ela.

Contudo, é possível que seu desempenho no treino não seja o mesmo devido à dor (3). Para tentar amenizar a dor durante a sessão de treino, aqueça bem a musculatura que será treinada. Alongamentos leves também podem ajudar.

Não se preocupe com pequenas perdas de desempenho por conta da dor. Conforme o indivíduo se torna mais treinado, a mialgia pós-treino tende a diminuir e até desaparecer por completo.

 

A dor muscular pós-treino tem relação com a hipertrofia?

Durante muito tempo se pensava que a dor muscular pós-treino tinha alguma relação com a hipertrofia muscular.

Inclusive, a dor pós-treino era utilizada como um “parâmetro” de efetividade do treino. Sentir dor no dia seguinte ao treinamento era entendido como um sinal de que o protocolo havia sido efetivo!

O contrário também é verdadeiro, protocolos de treinamento que não geravam dor no dia seguinte, podiam ser vistos como pouco efetivos por praticantes leigos! Essa crença era baseada na ideia de que a hipertrofia acontecia em decorrência do dano muscular causado pelo treinamento.

Se acaso quiser saber mais sobre o dano muscular, acesse aqui nossa postagem completa sobre o tema!

No entanto, o problema dessa lógica é que o dano não tem correlação com a hipertrofia muscular (4). Além disso, a dor pós-treino não ocorre pelas micro lesões nas fibras musculares, mas sim por um trauma na fáscia (1, 2)!

Nesse sentido, caso você não sinta dor no dia posterior à sessão de treino, não se preocupe. Isso não quer dizer que seu treino não foi adequado para estimular a hipertrofia!

Se acaso quiser uma revisão completa sobre hipertrofia muscular, acesse aqui nossa postagem sobre o tema!

Gostou de saber mais sobre alguns mitos e verdades sobre a mialgia? Acesse nosso artigo completo com mais 11 mitos e verdades sobre a musculação!

 

Conclusão.

A dor muscular pós-treino também é conhecida como mialgia e é muito comum entre praticantes de exercícios físicos, especialmente musculação. Essa dor é causada por um trauma na fáscia muscular e tende a desaparecer em até 5 a 7 dias após a sessão de treinamento.

Se a dor não for causada por uma lesão, não há necessidade da utilização de remédios. Inclusive é possível treinar mesmo com dor pós-treino. Ao contrário do que se pensava, a dor não tem nenhuma relação com a hipertrofia.

Deixe uma respostaCancelar resposta