Pular para o conteúdo
Início » Exercício físico pós bariátrica: A chave para manter a massa muscular!

Exercício físico pós bariátrica: A chave para manter a massa muscular!

exercício físico pós bariátrica

Veja como utilizar o exercício físico para evitar a perda de força e massa muscular após a cirurgia bariátrica!

O exercício físico pós bariátrica é uma alternativa altamente eficaz para evitar a perda de massa muscular após a cirurgia. Portanto, veremos evidências sobre como o treinamento de força preserva o tecido muscular após bariátrica e qual protocolo os pesquisadores utilizaram para induzir essa resposta!

 

O que é a cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica, também conhecida como “redução do estômago” consiste em uma cirurgia que reduz a quantidade e/ou capacidade do sistema digestório receber alimentos. 

Nesse sentido, esse procedimento é indicado para tratar casos de obesidade grave e promove uma rápida redução no peso do paciente.

 

Efeitos da cirurgia bariátrica na massa muscular.

Inegavelmente, o principal efeito da cirurgia bariátrica é a perde de peso, especialmente gordura corporal. Além disso, os principais efeitos da perda de gordura corporal é um menor risco de desenvolvimento de doenças cardiometabólicas e melhora da qualidade e expectativa de vida.

Apesar dos benefícios gerados pela cirurgia bariátrica, existem sérios efeitos colaterais que podem afetar negativamente a saúde desses pacientes (1). De fato, um dos efeitos mais prejudiciais desse tipo de intervenção é a perda de massa muscular devido aos aumentos nos níveis de degradação do tecido muscular.

Se acaso quiser saber quais mecanismos estão envolvidos no controle da massa muscular leia aqui nosso artigo! A perda de massa muscular traz consigo diversos prejuízos a saúde do paciente, por exemplo:

  • Perda de força muscular e funcionalidade;
  • Piora da resposta imune;
  • Piora da regulação dos níveis de glicose;
  • Diminuição nas taxas de síntese proteica e metabolismo basal;
  • Risco aumentado de desenvolver síndrome de fragilidade;
  • Aumento do risco de mortalidade.

Embora os efeitos da cirurgia bariátrica em outros aspectos da saúde possam ser bastante severos, é possível reverte-los de uma forma bastante simples!

 

Exercício físico pós bariátrica.

Um estudo (1) investigou a capacidade do treinamento de força em prevenir as perdas de massa muscular após cirurgia bariátrica.

Participaram do estudo mulheres elegíveis para cirurgia bariátrica. Nesse sentido, três meses após a bariátrica 27 mulheres foram permaneceram sedentárias (grupo controle) e outras 28 mulheres realizaram 6 meses de treinamento de força (grupo treinamento).

Durante os 6 meses de treinamento foram realizadas 3 sessões de treinamento de força e aeróbico semanais. A tabela a seguir ilustra como foram as sessões de treinamento e pode te ajudar a entender como ganhar músculos depois da bariátrica.

Protocolo de treinamento
Exercícios Leg-press 45º, extensora, agachamento, supino, puxador frontal, remada sentada, panturrilha
Séries 3
Repetições / Intensidade 8 a 12 repetições máximas (até a falha)
Pausa entre séries 1 minuto
Aeróbico 30 a 60 minutos de esteira – 50% da diferença entre o limiar anaeróbio ventilatório e o ponto de compensação respiratória

Foram avaliados os seguintes parâmetros nas voluntárias:

  • Força muscular;
  • Funcionalidade;
  • Área das fibras musculares do tipo I e II;
  • Massa magra.

 

Resultados do exercício físico pós bariátrica:

  • Força muscular: os dois grupos que realizaram a cirurgia bariátrica diminuíram a força muscular após a cirurgia. Contudo, apenas o grupo que realizou o treinamento recuperou os níveis de força muscular aos níveis que estavam antes da cirurgia.
  • Funcionalidade: os dois grupos melhoraram a funcionalidade após a cirurgia. Contudo, o grupo que realizou o treinamento teve maiores aumentos comparado ao grupo sedentário.
  • Área das fibras musculares do tipo I e II: ambos os grupos sofreram reduções na área das fibras musculares do tipo I e II após cirurgia bariátrica. No entanto, somente o grupo que realizou o treinamento de força recuperou as medidas da área de secção transversa das fibras tipo I e II.
  • Massa magra: ambos os grupos reduziram a quantidade de massa magra após a cirurgia. No entanto, as reduções foram mais acentuadas no grupo sedentário, indicando que o treinamento de força preservou a massa muscular do grupo que treinou.

Em resumo, esses resultados sugerem que o treinamento de força é capaz de preservar a massa e funções musculares após a cirurgia bariátrica!

 

Não se esqueça da proteína!

As proteínas são nutrientes importantíssimos na manutenção da massa muscular! Afinal de contas, é por meio delas que ocorre a construção e manutenção da massa muscular. Temos um artigo completo sobre o tema, se acaso quiser uma revisão completa.

Além disso, pacientes obesos que realizaram restrição calórica severa, conseguem manter e até aumentar os níveis de massa muscular quando associaram uma ingestão de ~2,4g de proteína/kg/dia a um programa de musculação! Recentemente, escrevemos um artigo com detalhes sobre isso, e você pode acessá-lo clicando aqui!

 

Conclusão.

Embora a cirurgia bariátrica possa trazer vários benefícios a saúde de pessoas que sofrem de obesidade severa, essa intervenção traz prejuízos ao sistema muscular.

Felizmente, o treinamento de força é capaz de preservar a massa e função muscular desses pacientes!

Deixe uma respostaCancelar resposta